Emissão da CNH digital foi adiada por falta de adaptação nos sistemas dos Detrans estaduais (Foto: Reprodução / Jornal Hoje)
A emissão da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), prevista para começar neste sábado (30/09), em Goiás, foi adiada. Segundo o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública responsável pela implantação do projeto, alguns estados ainda não concluíram as adaptações necessárias dos sistemas e foi necessário alterar o lançamento do aplicativo. O Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO) afirma que no estado, todos os preparativos já foram feitos.
Goiás será o pioneiro para esse projeto. O documento virtual terá a mesma validade do impresso e poderá ser acessada por um aplicativo para smartphones. Em nota, o Serpro explicou que todo o cronograma de responsabilidade do órgão de no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) foram cumpridos.
No momento eles, “aguardam a adequação dos sistemas internos dos Detrans estaduais para que a implantação da CNH-e não provoque indisponibilidade nas operações de emissão das carteiras de habilitação impressas”. A previsão é que a emissão comece na primeira quinzena de outubro.
“Em Goiás está tudo pronto, mas nem todos os outros estados conseguiram fazer a integração a tempo. E o Serpro vai fazer a mudança do sistema de uma vez, com todos dos Detrans ao mesmo tempo. Mas estamos prontos e queremos ser os primeiros a implantar esse sistema, talvez mesmo se os outros estados ainda não estiverem preparados”, disse o Gerente de Habilitação do Detran, Rodrigo Rezende.
Quem tem direito
Para ter a carteira de motorista digital, o condutor precisará solicitar qualquer tipo de alteração que exija uma nova CNH, como o fim da validade, alteração de dados e autorização para atividade remunerada. A versão eletrônica não terá custo
Para que ela seja acessada pelos celulares, o primeiro passo é ir a uma agência do Vapt Vupt para cadastrar o e-mail. Depois, o Denatran enviará pelo endereço do correio eletrônico um código para o usuário acessar a CNH digital no aplicativo. No primeiro acesso, será gerado um PIN (código de segurança) para poder visualizar o documento.