Notícias

Estoques de gasolina e etanol acabam e postos de combustíveis de Piranhas afirmam não ter previsão para normalização

Tribuna Piranhense – em Piranhas

(Foto: Reprodução)

O Tribuna Piranhense procurou, mais uma vez, os cinco postos de Piranhas durante a tarde desta segunda-feira (28/05) e não encontrou etanol que, até então, ainda estava disponível em dois estabelecimentos. A gasolina já havia acabado em 100% das bombas do município no domingo (27/05). De acordo com os dados levantados por nossa reportagem, somente o estoque de diesel comum ainda não apresenta registros de falta, diferente do diesel S10 que também já não é encontrado.

A mesma pergunta sobre uma previsão para a renovação dos estoques foi feita pelo Tribuna Piranhense para todos os interlocutores das gerências dos postos visitados e a resposta foi a mesma: “Só quando a greve dos caminhoneiros acabar”.

Estado

O Centro de Apoio Operacional do Consumidor do Ministério Público de Goiás, com base no boletim de acompanhamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP), informou, na manhã desta segunda-feira, que a situação em relação ao abastecimento de diesel e gasolina é “normal” em Goiás, “com alguns problemas no interior do Estado”. Foi informado ainda que o Procon está monitorando o abastecimento a pedido do MP-GO.

O acompanhamento da agência tem o objetivo de fornecer informações atualizadas sobre abastecimento de combustíveis no País durante a greve dos caminhoneiros. A ANP comunicou ainda que está atuando de forma a abrandar os impactos da greve por meio de alterações regulatórias excepcionais e ações de acompanhamento e fiscalização em campo.

Ato nacional

O protesto dos caminhoneiros, que começou no último dia 21, ocorre em todo o país e cobra a aprovação do Projeto de Lei 528, que estabelece um piso para o frete de combustíveis no país. Além disto, a categoria reivindica a redução no preço do óleo diesel e a criação de uma tabela compensatória, que pague aos motoristas por km rodado.

Governador decreta emergência no estado

No sábado (26/05), o governador de Goiás, José Eliton (PSDB), decretou estado de situação de emergência no estado por conta dos protestos. Com a medida, ele pode requisitar equipamentos, materiais, mercadorias, medicamentos, veículos e combustíveis de propriedade particular; disponibilizar recursos para o custeio de procedimentos emergenciais; e usar as forças de segurança para garantir a livre circulação dos meios de transporte.

Eliton citou que o decreto é necessário para tomar “providências para evitar a interrupção de serviços essenciais à população, comprometendo a ordem pública, a segurança, a paz social e o bem estar das pessoas”

Além disso, pontuou que os bloqueios têm provocado “inúmeros transtornos”, principalmente no que diz respeito “ao transporte de alimentos, medicamentos, combustíveis e outros bens de primeira necessidade”.

Não há um prazo para que o decreto permaneça em vigor. Ele será revogado assim que “cessada a situação de emergência”. Em seguida, serão determinadas as “medidas necessárias ao retorno da normalidade”. Neste contexto, serão apurados atos que tenham causado prejuízo ao patrimônio público.

Related posts
Notícias

Vanderlan avança, Iris cai e Marconi fica estável

Notícias

Plataforma gratuita vai ajudar municípios a localizar crianças fora da escola

Notícias

Prefeitura de Piranhas divulga resultado de Processo Seletivo

Notícias

TRT-GO dispensa funcionários, estagiários e ameaça fechar as portas

Cadastre-se em nossa Newsletter
e mantenha-se informado