Jotta Oliveira – Piranhas
População de Arenópolis está sem água nas torneiras (Foto: Reprodução)
A falta de chuva está afetando drasticamente os moradores da cidade de Arenópolis, pois o Córrego Lajeado, responsável pelo abastecimento de água do município, parou de ter condições para oferecer água para toda a cidade. Em sua grande maioria, a limpeza nas casas não tem sido feita mais com água, apenas com vassoura. Até mesmo para tomar banho, a água é racionada.
“Chegou a hora do banho e não tem como, você toma banho de manhã, chega a tarde nesse calor você quer tomar banho de novo, mas não tem água”, disse a dona de casa Marcela Campos.
Segundo os moradores, é necessário definir prioridades para utilizar a água, pois, já há alguns dias que o abastecimento de toda a população depende de caminhões pipa que vem da cidade de Piranhas, enquanto a SANEAGO constrói um poço artesiano no município que, segundo a empresa, garantirá um pouco mais de tranquilidade para enquanto as chuvas não caem.
A orientação é que, nestas situações, o cidadão economize água ao máximo possível, como por exemplo:
– Ao escovar os dentes e se barbear, manter a torneira fechada; – Fechar a torneira enquanto ensaboar as louças e talheres; – Usar a máquina de lavar roupas na capacidade máxima; – Na hora do banho, procurar se ensaboar com o chuveiro desligado e procurar tomar banho rápido; – Não deixar que ocorram vazamentos em encanamentos dentro da residência; – Entrar em contato com a companhia de água ao verificar vazamentos de água na rede externa; – Usar a descarga no vaso sanitário apenas o necessário. Manter a válvula sempre regulada; – Reutilizar a água sempre que possível; – Utilizar regador no lugar de mangueira para regar as plantas; – Usar vassoura para varrer o chão e calçadas e não a água da mangueira; – Lavar o carro com balde ao invés de mangueira; – Captar a água da chuva com baldes. Esta água pode ser usada para lavar carros, quintais e regar plantas; – Tratar a água de piscinas para não precisar trocar com frequência. Outra dica é cobrir a piscina com lona, enquanto não ocorre o uso, para evitar a evaporação;
– Colocar sistemas de controle de fluxo de água (aeradores) no bico das torneira.
De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que haja chuva a partir do dia 22 de outubro em Arenópolis e região.