Tribuna Piranhense – em Piranhas
Vereador Fernando Lizardo (Foto: Jotta Oliveira/Tribuna Piranhense) Em uma eleição com chapa única, Fernando Lizardo (Progressistas) foi eleito por seus pares para presidir a Câmara Municipal de Vereadores de Piranhas durante o ano de 2021. A votação secreta, que também definiu os demais componentes da Mesa Diretora da Casa de Leis, aconteceu no final da manhã desta sexta-feira (1º/01), logo após a posse dos novos parlamentares eleitos no pleito de 2020.
Parte do público que acompanhou a cerimônia de posse no Salão Comunitário da Igreja Católica, encerrada minutos antes, se deslocou até o Auditório Pereira Bueno para acompanhar a votação. Entre os presentes estiveram o, agora, ex-prefeito de Piranhas, Eric Silveira (Progressistas) e o novo chefe do Executivo piranhense, Marco Rogério, o Chicão (Solidariedade). O vice-prefeito Nilsimar Gomes (MDB) também prestigiou o ato, juntamente com presidentes de partidos e outras lideranças políticas e sociais. O Regimento Interno da Câmara Municipal determina que a sessão de votação que escolhe o presidente no primeiro ano de uma nova legislatura deve ser conduzida pelo vereador mais votado nas últimas eleições e, por isso, quem conduziu o ato foi Uerlei da Silva Neves, o Lei (Progressistas). Fernando Lizardo, que está em seu quarto mandato como vereador, recebeu 8 dos 9 votos possíveis e comandará o Poder Legislativo pela segunda vez – a primeira foi em 2013. A vice-presidência da Câmara Municipal de Piranhas ficou com o vereador Nilzo Ferreira Lopes, o Sula (Republicanos). Silas Messias do Nascimento, o Irmão Silas (Progressistas), e Cleomar Vieira dos Santos, o Cleomar Contador (Solidariedade), ocuparão os cargos de 1º e 2 º secretários, respectivamente, enquanto Nilson Gomes de Sousa, o Nilsin do Ônibus (MDB) será o suplente da Mesa. Todos os vereadores participaram da eleição e não houve abstenções. Ficaram fora da Mesa Diretora os parlamentares Suelter Helrighel Leite, o Suelter do Orlando (Solidariedade), Adriely Cristina Ribeiro Santos (PSL), Claudimir Apolinário dos Santos, o Coró do Rancho (Democratas), e Uerlei da Silva Neves, o Lei (Progressistas).
Cabe à Mesa Diretora ordenar e gerir o funcionamento da Câmara Municipal, e manter a ordem geral das atividades legislativas sob o comando do presidente que, por sua vez, é quem decide quais projetos – sejam do Legislativo ou do Executivo – vão ao plenário para análise. Entre outras funções, a presidência também é responsável por representar a Casa perante as autoridades públicas e a sociedade civil, dirigir os trabalhos institucionais e manter sua ordem, além de ter que autorizar a realização de despesas, prestar contas dos gastos, assinar a correspondência oficial e convocar reuniões.