Tribuna Piranhense – em Piranhas
ESF 3 é um dos locais de pesagem (Foto: Jotta Oliveira/Tribuna Piranhense)
A Secretária Municipal de Saúde de Piranhas (SMS) está alertando as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família sobre a participação na segunda vigência do acompanhamento obrigatório de saúde. A campanha, que começou no último dia 1º de novembro, termina no dia 22 de dezembro deste ano e, conforme dados apurados nesta sexta-feira (15/12) pelo Tribuna Piranhense, cerca de 31% dos convocados ainda não compareceram às unidades de saúde do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) para realizar os atendimentos.
Segundo o diretor de gestão em saúde da SMS, Cleide Tinan Dos Santos, mulheres com idade entre 14 e 44 anos, gestantes em todas as idades e crianças com até sete anos que recebam o Bolsa Família estão convocadas para realizar o acompanhamento. “Piranhas possui 602 famílias atendidas e, faltando apenas 7 dias para o fim da campanha, 190 delas ainda não atenderam o chamado”, relata.
Na pesagem, é analisado peso, altura, estado nutricional, cartão de vacina, pré-natal e são distribuídos repelentes para gestantes e preservativos masculinos. Caso necessário, também é disponibilizada vitamina A e hipoclorito de sódio. Além da distribuição de panfletos informativos sobre os cuidados com a saúde.
“Quem já cumpriu o seu dever pode ficar tranquilo, mas aqueles que ainda não foram até uma unidade de saúde precisam saber que o não comparecimento poderá causar o bloqueio ou, até mesmo, a suspensão de seus benefícios”, alerta Cleide Tinan.
As unidades do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) estão abertas das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira, exceto nos feriados.