15/09/2016 às 12h02min - Atualizada em 15/09/2016 às 12h02min

Campanha de Multivacinação começa na próxima segunda-feira (19)

Do Goiás Agora
(Foto: Divulgação)

As unidades de saúde de todos os municípios goianos se preparam para receber crianças e adolescentes menores de 15 anos para checar a carteira e colocar as vacinas em dia. É a Campanha de Multivacinação de 2016, que acontece de 19 a 30 de setembro. O último sábado do mês, dia 24, será o Dia D.

A novidade a partir desse ano é que no público-alvo, além de crianças de zero a nove anos, estão incluídos adolescentes de 10 a menores de 15 anos, que devem ir a um posto para completar o esquema de vacinas ou atualizar a Caderneta de Vacinação. “Eles passarão por uma triagem para determinar se devem ser vacinados. É uma oportunidade para colocar em dia o calendário de vacinação”, afirma Aline Martins de Camargo, gerente substituta da Gerência de Imunizações e Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

Proteção

Durante a Campanha de Multivacinação, serão oferecidas vacinas que protegem contra várias doenças como sarampo, varicela, rubéola, coqueluche, tétano, meningite, pneumonia, hepatite A, febre amarela, paralisia infantil, HPV, entre outras. A ação tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal da população brasileira e manter longe do País enfermidades eliminadas ou erradicadas como sarampo e poliomielite, além de reduzir a incidência de doenças imunopreveníveis.

Aline explica que a vacinação será seletiva para a população-alvo e por isso não há uma meta a ser alcançada. O importante é o comparecimento das crianças e adolescentes menores de 15 anos aos postos, levando a Caderneta de Vacinação. Ao final da campanha será avaliado o número de doses aplicadas.

Postos

Serão 912 postos de vacinação fixos funcionando das 8 às 17 horas. Serão oferecidas para a campanha as seguintes vacinas para menores de cinco anos: Pentavalente, VIP, VOPb (poliomielite), Rotavírus, Meningocócica C conjugada, Febre amarela, Tríplice viral, Tetra viral e Hepatite A. Para crianças acima de cinco anos e adolescentes menores de 15 anos de idade serão oferecidas as vacinas contra Febre amarela, Tríplice viral, DT e HPV.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp