26/04/2018 às 16h59min - Atualizada em 26/04/2018 às 16h59min

Com cerca de 600 alunos atletas, Piranhas sedia uma das fases intermunicipais dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás até sexta-feira (27)

A solenidade de abertura foi realizada na noite de quarta-feira (25). Fase de Piranhas vale gagas para a fase regional que acontecerá em Iporá.

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
Delegações foram recebidas nesta quarta-feira (Foto: Juliana Oliveira/Tribuna Piranhense)

Aconteceu, na noite da última quarta-feira (25/04), em Piranhas, a abertura da etapa intermunicipal dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás. O evento foi realizado no Ginásio Idalias José Marques, onde foram recepcionadas as cinco delegações das unidades de ensino dos municípios atendidos pela Coordenação Regional de Educação, Cultura e Esporte (CRECE) de Piranhas, que irão participar das competições coletivas e individuais deste ano.

Em 2018, cerca de 600 crianças e adolescentes de Aragarças, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim de Goiás e Piranhas competem em busca de vagas para uma das fases regionais dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás, que acontece em Iporá.

A solenidade de abertura foi prestigiada por várias autoridades: reitor da Fundação Antares de Ensino Superior, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Faesp) de Piranhas, Maurício Gomes Nunes; comandante da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), major Sandro Botelho; secretaria municipal de educação de Piranhas, Karlla Chistine Fonseca Silva; representando o prefeito de Piranhas, a primeira-dama Adrielle Pattila; coordenadora regional de educação, Eurides Rosa Naves; secretaria municipal de educação de Aragasças, Noranei Negreiro Rego Elias; prefeito de Arenópolis, Ovarci Vilela (MDB); prefeito de Baliza, Fernanda Nolasco (PTB); e o deputado estadual Virmondes Cruvinel (PPS). Também compareceram gestores das redes municipais, estudais e particulares atendidas pela CRECE e secretários municipais e vereadores das cidades envolvidas.

A coordenadora regional de educação, Eurides Rosa Naves, foi a responsável por abrir oficialmente os Jogos em Piranhas e, ao discursar, agradeceu o apoio de todos os parceiros e disse que o evento tem o objetivo de enriquecer o processo educacional dos alunos através do esporte. “Quero agradecer a presença de todos que prestigiaram a abertura. Foi tudo preparado com muito carinho para os alunos atletas e para todos da nossa regional”, comentou.

O educador físico e ex-atleta Sivirino Sousa dos Santos falou em nome dos professores de Educação Física presentes na solenidade e destacou a importância da prática esportiva na vida de crianças e adolescentes. “Eu tive uma bela história no esporte e a minha vida de atleta começou aqui em Piranhas, no início dos anos 90. Com certeza, se, naquele período, não fossem organizadas aquelas corridas, eu não estaria aqui hoje onde estou. Esse momento é único e de suma importância para as crianças da nossa regional. Digo, sem medo de errar, que o esporte é, ainda, uma das poucas ferramentas que os educadores tem para transformar a educação do nosso país para melhor”, ressaltou.

O prefeito de Arenópolis, Ovarci Vilela, acompanhou a delegação de seu município e declarou que o apoio à inclusão do esporte na formação dos estudantes é algo que precisa ser considerado como uma obrigação das administrações. “Estou muito feliz em estar presente nesta grande festa, junto com a nossa delegação. Quero agradecer a Eurides pelo convite e parabenizar a todos os professores de Arenópolis que estão empenhados em dar o suporte para os alunos”, destacou.

Fernanda Nolasco, prefeita de Baliza, contou que já participou de algumas edições dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás quando ainda era estudante. “Vocês não podem imaginar o tamanho da satisfação que sinto em poder relembrar [a participação nos Jogos]. Espero que vençam os melhores”, declarou.

 

O estudante Marcos Vinícius Pereira Araújo, do Colégio Estadual Alfredo Nascer, foi inculbido de ler o Juramento do Atleta. “Juro que participarei dos Jogos Estudantis do Estado – fase intermunicipal de 2018 – com respeito e lealdade, contribuindo para o desenvolvimento do esporte e da educação do meu estado”, jurou.

O líder da equipe de árbitros, Marcio Antônio Muniz da Costa, em nome de seus colegas, jurou exercer sua função “com imparcialidade, respeito e seguindo as regras, com o verdadeiro espirito esportivo”.

O Fogo Simbólico da fase intermunicipal dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás em Piranhas foi conduzido pelo aluno Pedro Otávio Borges Oliveira, do Colégio Estadual Francisco Magalhães Seixas, acompanhado dos "anjos guardiões" Jordana Alves, também do Colégio Estadual Francisco Magalhães Seixas, e Bruna Araújo Silva, do Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Costa e Silva.

O evento de abertura foi encerrado com apresentações culturais.

 

Os Jogos Estudantis do Estado de Goiás são promovidos pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), sob a coordenação geral da Superintendência de Desporto Educacional.

Em Piranhas, as disputas ocorrerão nas categorias infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos).

Nesta edição, a Regional de Piranhas terá apenas o Futsal na modalidade coletiva, com jogos marcados para o Ginásio de Esportes Idalias José Marques.

Parte das disputas individuais – Natação, Tênis de Mesa e o Xadrez – acontecerão na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), enquanto as provas de atletismo serão executadas no Campo Vermelhão, no Setor Santa Luzia.

De acordo com a SEDUCE, a fase subsequente à intermunicipal será a etapa regional em Iporá, onde os melhores de cada modalidade tentarão uma vaga para a disputa no polo de Jataí, que, por sua vez, classifica os 1º e 2º colocados da fase coletiva e campeões das individuais para a grande final da competição estadual a ser realizada em agosto.  Na fase regional, cada polo de competição agregará atletas representantes de cinco subsecretárias.

Ao final da competição, serão conhecidos os atletas campeões que representarão Goiás na competição nacional “Jogos Escolares da Juventude”, que acontece nos no segundo semestre deste ano.

Veja mais imagens do evento na galeria abaixo


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp