03/03/2021 às 11h39min – Atualizada em 03/03/2021 às 11h39min
Tribuna Piranhense – em Piranhas
Jotta Oliveira (Foto: Reprodução) Um novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Piranhas revela que Piranhas já chegou ao número de 26 óbitos de moradores do território piranhense por consequência de contágios pelo novo coronavírus. Os dados foram publicados nesta terça-feira (2/03) e revelam ainda que existem 124 casos ativos de Covid-19 – que é quando o paciente não se recuperou da doença e continua sendo um potencial transmissor do vírus.
Conforme apurou o Tribuna Piranhense, a 26ª vítima da Covid-19 é uma idosa que faleceu na madrugada do último domingo (28/02).
De acordo com os dados da SMS de Piranhas, 111 pessoas estão isoladas em suas residências se recuperando da Covid-19 e outras 13 encontram-se hospitalizadas devido às complicações causadas pela doença provocado pelo novo coronavírus. Além dos casos ativos de Covid-19, Piranhas tem mais 550 contágios pelo novo coronavírus confirmados desde o início da pandemia, porém, destes, todos já estão recuperados. Somando o número de recuperados, ainda em recuperação e óbitos, Piranhas chegou a 700 casos de Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde aponta também que Piranhas tem 15 casos suspeitos sob investigação aguardando resultados de exames. 41 pessoas são monitoradas sem coleta de exames, porém, com apresentação de quadro gripal ou ocorrência de contato com indivíduos contaminados.
Letalidade do vírus
Com base no número de casos de contágio pelo novo coronavírus e os óbitos confirmados por consequência da Covid-19 em Piranhas, chega-se a taxa de letalidade do vírus de 3,7%.
Vacinação
Conforme apuração da nossa reportagem através da plataforma Lozaliza SUS, do Ministério da Saúde, realizada na manhã desta quarta-feira (3/03), 87 piranhenses já completaram o ciclo de vacinação contra a Covid-19 ao receber duas doses da Coronavac. Outros 382 indivíduos passaram pela aplicação da primeira dose, incluindo as da produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. No total, Piranhas já aplicou 469 doses de imunizantes contra o novo coronavírus.