Jotta Oliveira – com informações do Goiás Agora
Localizado em Piranhas, o Salto São Domingos, famoso em várias partes do Brasil (Foto: Reprodução)
O estado de Goiás ganhou um novo mapa turístico e Piranhas, conhecida por possuir lindas cachoeiras e vários outros atrativos naturais, passou a fazer parte deste novo roteiro turístico. A Goiás Turismo, responsável pelo alinhamento das novas regiões turísticas, apresentou o resultado do trabalho desenvolvido junto aos municípios durante esta terça-feira (26/04). Pelo novo mapa serão dez regiões turísticas compostas por 49 municípios. Piranhas, que até 2013 fazia parte da Região Vale do Araguaia, agora integrará a Região Pegadas do Cerrado, juntamente com os municípios de Caiapônia, Chapadão do Céu, Jataí, Mineiros, Paraúna e Serranópolis.
No novo mapa, seis municípios entraram e oito deixaram de ser considerados destinos turísticos, outros foram remanejados de acordo com suas características e vocações para a região onde melhor se adequava.
Agora no circuito Pegadas do Cerrado, Piranhas se junta aos municípios que, como ele, tem um grande potencial para o ecoturismo devido à exuberância da natureza, pelo clima e pela cultura tradicionalista de seu povo. O município é o local ideal para quem deseja praticar caminhada, canyoning, rapel, natação, escalada e outras atividades esportivas e radicais praticadas junto a natureza.
Piranhas também é privilegiada em relação a sua situação geográfica, por contar com a passagem da BR-158 e GO-060, facilitando o acesso. A região é rica em hidrografia, possuindo vários rios, córregos, cascatas, cachoeiras, lagos, lagoas e piscinas naturais de água refrescante e cristalina. (Clique aqui e conheça algumas das belezas naturais de Piranhas)
O mapa do turismo foi apresentado durante reunião do Fórum de Turismo Goiás, para os membros da entidade, representantes do trade turístico e secretários municipais de turismo. O próximo passo é encaminhar o novo quadro de regiões goianas ao Ministério do Turismo que irá reunir todos os mapas estaduais e lançar o novo mapa turístico do Brasil 2016-2019, ainda neste primeiro semestre.
Os gestores municipais receberam orientações para a formalização da entrada ou permanência de seu município no mapa, cuja última atualização era de 2013. Para isso, eles tiveram de enviar três documentos à Goiás Turismo: comprovação de existência de um órgão oficial de turismo no município (secretaria, coordenação ou gerência); Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016, no Quadro de Detalhamento de Despesa / Turismo; e o Termo de Adesão ao Programa de Regionalização do Turismo (PRT), assinado pelo prefeito.
Confira regiões e municípios:
Região Chapada dos Veadeiros — Alto Paraíso, Cavalcante, São João D’Aliança, Teresina de Goiás.
Região da Estrada de Ferro — Bonfinópolis, Ipameri, Leopoldo de Bulhões, Orizona, Pires do Rio, Silvânia.
Região das Águas e Cavernas do Cerrado — Formosa, Mambaí, São Domingos.
Região das Águas Quentes — Caldas Novas, Rio Quente.
Região do Ouro e Cristais — Abadiânia, Alexânia, cidade de Goiás, Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Jaraguá, Mossâmedes, Padre Bernardo, Pirenópolis.
Região dos Negócios e Tradições — Anápolis, Aparecida de Goiânia, Goiânia, Trindade.
Região Lagos do Paranaíba — Itumbiara, Lagoa Santa, São Simão, Três Ranchos.
Região Pegadas no Cerrado — Caiapônia, Chapadão do Céu, Jataí, Mineiros, Paraúna, Piranhas, Serranópolis.
Região Vale da Serra da Mesa — Colinas do Sul, Minaçu, Niquelândia, Uruaçu.
Região Vale do Araguaia — Aragarças, Aruanã, Britânia, Nova Crixás, São Miguel do Araguaia.