Tribuna Piranhense – em Piranhas
A Prefeitura de Piranhas publicou um edital, no último dia 5 de junho, convocando 13 aprovados em um concurso público realizado no ano de 2012, na administração do ex-prefeito Samuel dos Santos Rodrigues (PMDB). Entre os convocados, estão 2 auxiliares de limpeza para a Secretaria Municipal de Saúde, 3 merendeiras, 3 porteiros serventes, 4 professores e 1 analista de licitações.
Os convocados têm 30 dias – a partir da data da publicação do edital – para comparecer a Superintendência de Recursos Humanos da Prefeitura de Piranhas e apresentar a documentação exigida pela legislação vigente.
Receita
A publicação do edital de convocação veio cinco dias depois que dados foram trazidos pelo departamento contábil, mostrando que o gasto total com pessoal da Prefeitura de Piranhas já atingiu o limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A apresentação dos números aconteceu durante uma audiência pública realizada no dia 31 de maio, no auditório da Câmara de Vereadores e foi aberto ao público.
Segundo o contador Weder Rosa dos Santos, o gasto do Município de Piranhas com a folha de pagamento chegou a 54% da Receita Corrente Líquida referente ao período de maio de 2016 até abril de 2017 – cerca de R$ 14,1 milhões –, limite máximo estabelecido pela LRF.
O Tribuna Piranhense procurou a secretária de administração e gestão, Kênia Fernanda, e questionou a atitude de nomear novos servidores, mesmo com os gastos com pessoal tendo atingido o limite determinado pela lei. Segundo ela, o ato se faz necessário devido um déficit de servidores em alguns setores da administração.
“Nós estamos com déficit de pessoal em algumas áreas e optamos por convocar os aprovados no concurso público que ainda está vigente. Realmente estamos no limite de gastos com pessoal, mas a nova despesa gerada com a convocação destes 13 novos servidores deverá ser compensada com aposentadorias de outros que devem acontecer em breve”, explicou Kênia Fernanda.