regularizar (Foto: Nelson Jr./ASICS/TSE/Divulgação)
Levantamento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) mostra que 58.818 mil eleitores do estado podem ter o título cancelado caso não o regularizem até a próxima segunda-feira (4). Teve seu nome incluído na lista (acesse aqui) quem deixou de votar nas últimas três eleições, sendo que cada turno é considerado um pleito.
Para acertar a situação, é preciso procurar qualquer cartório eleitoral portando documento oficial com foto e comprovante de residência. Além disso, é cobrada multa de R$ 3,50 por turno em que o eleitor deixou de votar.
O número de pessoas que já regularizaram sua situação até a última segunda-feira (27) era de 2,4%. Apesar de parecer pouco, o número está idêntico à média nacional estimada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Quem estiver com o título cancelado está sujeito a perder vários benefícios como, por exemplo, se inscrever em concurso público, obter empréstimos em instituição bancária pública e obter documentos como passaporte, identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF).