Jotta Oliveira – em Piranhas
A Prefeitura de Piranhas, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou, na manhã desta quinta-feira (29/09), na Escola Municipal Gercina Teixeira, o Sistema de Frequência Digital. É uma ferramenta que possibilita a leitura facial, através da tecnologia biométrica, que identifica qualquer pessoa baseando-se em suas características físicas ou comportamentais, um sensor identifica o estudante registrando automaticamente a sua presença e direcionando a informação para uma central de dados (saiba mais assistindo o vídeo acima). O aparelho é instalado na entrada da escola. Os alunos precisam parar em frente ao equipamento, que faz o reconhecimento do rosto dos estudantes e registra a presença no sistema que é ligado à internet.
A iniciativa tem o objetivo de garantir a segurança no ambiente escolar, reduzir possível evasão, tranquilizar a família do estudante, reduzir o uso de papeis e integrar pais, alunos e professores.
Não só os estudantes, como os professores e direção das escolas realizam a frequência digital, oferecendo dados e informações sobre o controle das suas frequências. Em caso de atraso ou ausência do estudante o sistema envia uma mensagem de texto, via celular, para o número cadastrado, que deverá ser de algum responsável, como o pai ou a mãe, por exemplo, avisando que o aluno não compareceu a unidade escolar. Com o identificador, as chamadas realizadas em sala de aula não serão mais necessárias, poupando tempo, pois já será registrada a presença do aluno através do Sistema.
Outro detalhe é que o departamento responsável pela merenda escolar, o Conselho Tutelar e o Programa Bolsa Família serão integrados ao sistema digital.
Com investimento de cerca de R$ 40 mil, após a consolidação da instalação na Escola Municipal Gercina Teixeira, serão instalados equipamentos de identificação em todas as escolas da rede municipal de ensino.