O resultado das eleições do último domingo (15/11) para o Legislativo piranhense pode fazer com que Marco Rogério, o Chicão (Solidariedade), tenha que conduzir a sua gestão com a fiscalização de um Poder Legislativo presidido por vereadores pertencentes ao grupo eleito por partidos adversários da sua coligação durante a campanha deste ano. Isso porque, dos 9 parlamentares vitoriosos nas urnas, seis são de siglas que apoiaram seus concorrentes e que, em primeira análise, começarão os mandatos em 2021 como oposição ao novo governo municipal.
Segundo o que apurou o Tribuna Piranhense, parlamentares eleitos pelo Democratas, Progressistas, PSL e Republicanos participaram de uma reunião nesta segunda-feira (16/11) e, na pauta, esteve a formação da mesa diretiva da Câmara Municipal de Piranhas que conduzirá os trabalhos da Casa de Leis durante a próxima legislatura.
Nossa reportagem conversou com uma pessoa que teve acesso ao que foi tratado no encontro e, de acordo com essa fonte, o nome que o grupo apoiará para presidir o Poder Legislativo piranhense em 2021 seria o de Fernando Lizardo (Progressitas). “Mesmo derrotado, o projeto do prefeito Eric Silveira elegeu a maioria dos vereadores e, pela lógica, a tendência é que a presidência da Câmara fique com um deles por terem maioria na hora de votar e há o interesse. Não foi uma reunião secreta. Inclusive, esse tipo de encontro sempre acontece depois das eleições e antes da posse. Serve para reafirmar compromissos, firmar alianças e ter uma noção de como os trabalhos serão conduzidos na nova legislatura”, relatou a fonte.
Os partidos que apoiaram a campanha vitoriosa de Chicão – que assumirá como prefeito de Piranhas em janeiro de 2021 – elegeram três candidatos, sendo: Suelter Helrighel Leite (Suelter do Orlando) e Cleomar Vieira dos Santos (Cleomar Contador), ambos do Solidariedade; e Nilson Gomes (Nilsin do Ônibus), do MDB.
As siglas que estiveram com Eric Silveira na busca pela reeleição conquistaram cinco cadeiras na Câmara Municipal: Fernando Lizardo, Silas Messias do Nascimento (Irmão Silas) e Uerlei da Silva Neves (Lei), do Progressistas; Claudimir Apolinário dos Santos (Coró do Rancho), do Democratas; e Nilzo Ferreira Lopes (Sula), do Republicanos. O PSL, que teve Fábio Lasserre chegando na segunda posição na disputa pela Prefeitura, elegeu Adriely Cristina Ribeiro Santos como a primeira parlamentar mulher depois de 16 anos em Piranhas,
A sessão solene que dará posse aos vereadores eleitos no pleito deste ano acontecerá no dia 1º de janeiro de 2021 e, nesta mesma data, é prevista a eleição da nova mesa diretiva da Câmara Municipal.