Jotta Oliveira – em Piranhas
O início da Campanha de Vacinação Contra Influenza 2016, previsto para esta segunda-feira (18/04), deve atrasar em Piranhas, na região oeste de Goiás. O motivo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Piranhas, foi o atraso no envio das doses das vacinas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). A vacinação foi antecipada em Goiás devido ao aumento dos casos de H1N1.
Saiba mais: Vacinação contra Influenza começa nesta terça, em Goiás |
Piranhas faz parte da Regional de Saúde Oeste 1, que tem sede em Iporá. Segundo informações obtidas pelo Tribuna Piranhense, um lote de doses da vacina que proteje contra o virus H1NI deverá chegar na quarta-feira (20/04) e, com isso, devido o feriado de quinta-feira (21/04), a vacinação só começará, possivelmente, no dia 25 de abril (segunda-feira).
Em nota, divulgada na última sexta-feira (15/04), a SES-GO afirmou que as vacinas para a Campanha de Vacinação contra Influenza estão sendo entregues por etapas pelo Ministério da Saúde (MS) aos Estados.
“Até o momento, foram enviadas pelo MS aproximadamente 600 mil doses para Goiás, mas o repasse programado pelo órgão para o Estado é de 1,6 milhão de doses até o fim da campanha, que ocorre em 20 de maio. A Secretaria esclarece também que campanha nacional começa somente no dia 30 de abril. Em Goiás, a Secretaria de Saúde decidiu antecipar a vacinação em razão do surto de H1N1 em Rio Verde – uma situação atípica, já que normalmente os casos de H1N1 começam a ser registrados somente no mês de junho”, diz um trecho da nota da SES-GO.
No Estado de Goiás, os grupos prioritários correspondem a cerca de 1,5 milhão de pessoas. A vacinação é destinada às crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que deram à luz recentemente, presos e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.