Jotta Oliveira – em Piranhas
(Foto: Reprodução)
A cidade de Piranhas, na região oeste de Goiás, irá receber, de 8 a 11 de novembro, a Clínica Móvel da Mulher, que oferecerá cerca de 400 atendimentos para as usuárias do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo) de vários municípios da região.
A presença da carreta, equipada para realizar consultas médicas, mamografias, ultrassonografias e coleta de material para exames de Papanicolau, foi confirmada em uma reunião realizada no gabinete do prefeito André Ariza (PP), no último dia 31 de outubro, com a presença da gerente de ação preventiva do Ipasgo, Jose Any, e do diretor de saúde do Ipasgo, Rogério Cândido.
Este projeto busca levar atendimento para as usuárias que não tem acesso fácil a exames de prevenção de câncer. A Clínica Móvel da Mulher visita municípios que não contam com os estes tipos de serviços credenciados pelo Ipasgo e os procedimentos que são realizados não tem cobrança de coparticipação. Apenas os casos em que for coletado o material para o exame de Papanicolau, que as usuárias terão que levá-lo a um laboratório.
A unidade é uma estrutura montada em uma carreta, voltada totalmente para exames de prevenção dos dois tipos de câncer mais comum em mulheres: de mama e de colo de útero. A Clínica é equipada com um consultório médico, sala para coleta de exames, mamógrafo, ultrassom e uma equipe especializada na atenção à mulher.
Os atendimentos serão realizados na Avenida Independência, em frente ao Centro Administrativo Orlando Leite Ferreira (Prefeitura Municipal), no Centro.