Goiás tem de 72,3 mil casos de dengue em menos de três meses (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Mais de 72,3 mil casos de dengue já foram notificados em Goiás em 2016, segundo dados do último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO). Trinta e seis pessoas morreram com suspeita da doença.
Estas mortes estão sob investigação. Uma delas é a da secretária Ângela Maria de Sousa, de 49 anos, em Caldas Novas, no sul goiano.
O levantamento considera dados coletados até o dia 19 de março. De acordo com o boletim, das 72.319 notificações, 16.051 foram confirmadas. Se comparado ao mesmo período do ano passado, o número é 18,12% maior.
Goiânia concentra o maior número de casos notificados, já são 28.763. Em segundo lugar, está Anápolis, a 55 km da capital, com 6.688. Na terceira posição está Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, com 5.843 registros da doença, que é transmitida pelo Aedes aegypti.
Combate ao Aedes
O secretário estadual de Saúde, Leonardo Vilela, informou, na semana passada, que 3,2 milhões de imóveis já foram vistoriados no estado desde janeiro, quando iniciou a força-tarefa de combate ao mosquito, que também transmite zika e chikungunya. Ele voltou a pedir a ajuda da população para eliminar os focos de Aedes, pois 80% deles estão dentro das casas.
O trabalho é desenvolvido pelo Comitê Executivo Estadual de Combate ao Aedes em parceria com o Corpo de Bombeiros. Fazem parte da força-tarefa agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde, técnicos da SES-GO, bombeiros e voluntários. Eles orientam os proprietários dos imóveis sobre como evitar criadouros e verificar a existência de focos do mosquito.
De acordo com Vilela, a força-tarefa deve continuar até junho. Nos próximos meses, a ação se concentrará em imovéis fechados e locais públicos.