O evento contou com a participação da presidente nacional dos profissionais e palestrantes, como a advogada Silvana Alves.
Neste mês de abril, Piranhas sediou o II Encontro Regional do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Durante um dia de discussões, o evento reuniu representantes da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias (CONACS), do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Estado de Goiás (SINDACSE/GO), da região Oeste Goiano I e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Piranhas (Sindsemp).
Os profissionais da saúde não apenas reafirmaram suas demandas, mas também celebraram suas conquistas, como destacou a anfitriã do evento, Raquel de Carvalho, presidente do Sindicato da Região Oeste Goiano I. “O evento visa mostrar nosso trabalho, mas principalmente trazer a realidade vivida por cada agente em seu município. Buscamos, trocamos e compartilhamos informações para que nós, profissionais, sejamos reconhecidos e respeitados”, completa.
Ilda Angélica, presidente da CONACS, enfatizou a elaboração de um documento final a ser apresentado ao Governo do Estado de Goiás. “Enfrentamos muitos desafios que precisam ser superados. Temos conquistas, mas ainda há muito a ser alcançado, por isso buscamos cada vez mais a união e o fortalecimento da categoria”.
Uma das palestrantes do evento, a advogada Silvana Alves, reconheceu a importância do trabalho dos agentes no atendimento básico às famílias. “Este é um encontro muito bem representado, pois contamos com agentes de cidades a até 500 ou 600 km de distância de Piranhas. É um momento para compreendermos melhor as causas que levam, muitas vezes, aos pedidos que chegam aos gestores municipais. Nesse sentido, fiquei surpresa com as situações e questões enfrentadas pelos agentes, muitas vezes carecendo do apoio básico dos gestores municipais. Quem se beneficia com este evento são todas as comunidades aqui representadas”, conclui.
A assessora do deputado estadual Paulo Cézar Martins, Francielly Marcelino, que representou o parlamentar na ocasião, afirmou que a causa é uma das bandeiras do deputado e colocou o gabinete à disposição dos agentes de saúde e endemias. “Vemos o agente como mediador dos direitos sociais. É ele quem estabelece o vínculo, compreende a demanda, estabelece conexões, focaliza e tem condições de direcionar melhor para onde a família precisa ir para ser atendida. Por isso, colocamos nosso gabinete na Alego à disposição dos profissionais para resolver suas demandas”, conclui.