Notícias

Piranhas zera casos ativos de Covid-19

10/12/2021 às 18h21min – Atualizada em 10/12/2021 às 18h21min

Tribuna Piranhense – em Piranhas

Jotta Oliveira 10125052_piranhas_a-6944556 (Foto: Reprodução) A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou um novo boletim epidemiológico, na tarde desta sexta-feira (10/12), informando que Piranhas não possui nenhum caso ativo de Covid-19 – que é quando o paciente ainda não se recuperou da doença e é um potencial transmissor do novo coronavírus. Também não há internações provocadas por complicações do novo coronavírus.  

Esta é primeira vez que não há ocorrências de Covid-19 em Piranhas desde o registro do primeiro caso no município em maio de 2020 e isso ocorreu em meio à retirada das restrições de horários e do fim da limitação de atendimento ao público para o funcionamento das atividades econômicas e não econômicas por parte da Prefeitura de Piranhas.

  Desde o último dia 1º outubro, todas as atividades podem funcionar em Piranhas nos horários normais, com toda sua capacidade de atendimento, de domingo a sábado, seguindo o que determina o seu respectivo Alvará de Funcionamento. Bares, restaurantes, lanchonetes, pit dogs e congêneres podem ficar abertos até às 4h da manhã do dia seguinte, com exceção daqueles localizados às margens de rodovias, que estão autorizados a funcionar 24 horas por dia. Shows em locais abertos e fechados e outros eventos em geral voltaram a poder acontecer sem imposição de limite de público presente. Além disso, as unidades de ensino das redes municipal, estadual e particular já operam com aulas presenciais.   Mesmo com a liberação total das atividades – mantidas apenas a obrigação do uso de máscaras em todos os locais –, Piranhas registrou uma média de menos de uma ocorrência de contágio pelo novo coronavírus por dia (0,44) e não houve novos óbitos relacionados à doença no período. De 1º de outubro – data do início da flexibilização atual – até a publicação desta reportagem, 31 casos de Covid-19 foram registrados e nenhuma morte.   Desde o início da pandemia, 1.722 moradores do território piranhense foram contaminados pelo novo coronavírus e, destes, 1.640 se recuperaram e 82 morreram.   Atualmente, a Saúde de Piranhas investiga 7 casos suspeitos de Covid-19 aguardando resultados de exames. Outras 7 pessoas são monitoradas por estarem apresentado quadro gripal.   Em publicação nas redes sociais, a Prefeitura de Piranhas comemorou a melhora no quadro da pandemia, mas pediu cautela. “Mas não é hora de relaxar. Continue fazendo sua parte”, ponderou.  

Vacinação

  Um dos motivos para zerar o número de casos e de mortes por Covid-19 em Piranhas pode ser atribuída à vacinação que já alcançou 93,33% do público-alvo com, pelo menos, uma dose de um dos imunizantes contra a Covid-19.   De acordo com dados consolidados pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o município já aplicou 17.673 doses de vacinas, sendo 8.970 primeiras doses. 7.590 moradores de Piranhas já completaram o ciclo vacinal com duas doses ou dose única, representando 78,97% dos vacináveis.  

Em relação à aplicação das doses de reforço das vacinas contra a Covid-19 – liberadas para o publico em geral a partir de 18 anos –, 1.111 pessoas já foram alcançadas até o momento.

Related posts
Notícias

Vanderlan avança, Iris cai e Marconi fica estável

Notícias

Plataforma gratuita vai ajudar municípios a localizar crianças fora da escola

Notícias

Prefeitura de Piranhas divulga resultado de Processo Seletivo

Notícias

TRT-GO dispensa funcionários, estagiários e ameaça fechar as portas

Cadastre-se em nossa Newsletter
e mantenha-se informado