Droga é produzida a partir de anestésico veterinário usado em cavalos (Foto: Ilustrativa/Reprodução/G1/RioGrandedoSul)
A Polícia Civil de Goiás anunciou nesta terça-feira (21/06) ter realizado a primeira apreensão da droga sintética Key no Estado. A descoberta aconteceu após investigação que durou pouco mais de um mês. Quatro pessoas foram presas na operação. O caso será apresentado na manhã desta quarta-feira (22/06) na Delegacia de Repressão a Narcóticos (Denarc).
Conhecida como Key, a ketamina, ou special k, é uma droga de fabricação caseira produzida a partir de um anestésico usado geralmente no meio veterinário em cavalos.
Usuários dizem ter a sensação de sair do corpo ao consumir a droga. Seu efeito rebaixa o sistema nervoso central e causa perda de sensação do corpo. De acordo com o site quedroga.com.br, a Key pode ser cheirada, adicionada a bebidas, fumada misturando o pó em cigarros, ou injetada.
Em entrevista para a RBS TV, após apreensão da droga em Porto Alegre, o professor de psiquiatria e biociências Diogo Lara, disse que o uso prolongado da substância pode trazer danos ao cérebro, fígado e bexiga.
Reportagem da BBC de 2011 mostrou o caso do britânico Christopher Francis, que teve que retirar a bexiga e substituir por um órgão artificial, após infecção provocada pelo uso da Key. Na época, a droga era apontada como a quarta mais popular na Grã-Bretanha.