Notícias

Proposta do deputado Virmondes Cruvinel pretende aliar Turismo e Educação

(Foto: Reprodução)

Possibilitar o acesso de alunos das escolas da rede pública de ensino ao acervo cultural, artístico e turístico de nosso Estado, rico em tantos costumes e tradições, em natureza e patrimônio histórico. Esta é a proposta do deputado estadual Virmondes Cruvinel Filho (PPS) por meio do projeto Turismo Pedagógico, apresentado na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

“Pretendemos incentivar e proporcionar aos alunos da rede pública estadual visitas aos pontos turísticos existentes em nosso Estado, como museus, monumentos, teatros, bibliotecas, praças, ruas e bairros históricos”, explica Virmondes, lembrando que “o incentivo do turismo pedagógico é uma maneira de ampliar o universo cultural dos envolvidos”.

Na avaliação do deputado – que preside, desde o início deste ano, a Comissão de Turismo da Assembleia -, essas visitas poderão refletir no desempenho escolar dos adolescentes, nas diferentes áreas do conhecimento, complementando a formação dos estudantes e ampliando seus horizontes culturais. “Também será muito importante para que profissionais da Educação e alunos valorizem a realidade histórica em que vivemos”, acrescenta.

Parcerias

Segundo a matéria em trâmite na Alego, o Turismo Pedagógico será efetivado por meio visitas das escolas integrantes da rede estadual de ensino a locais de valor cultural, artístico e turístico de Goiás, organizadas em escala, de forma que cada escola possa participar do projeto pelo menos uma vez ao ano. O Poder Público, para atingir o propósito manifestado no caput, poderá realizar parcerias com órgãos competentes em matéria de educação, cultura e turismo, com instituições públicas, bem como da iniciativa privada, para a organização e realização dos roteiros de visitas, além de utilizar a estrutura de transporte escolar já disponível no âmbito da Secretaria Estadual de Educação

Futuro

“Desta maneira, nosso projeto irá proporcionar o acesso aos diferentes espaços das cidades, aprofundando os vínculos culturais com esses cidadãos”, justifica Virmondes. “E conhecer os principais pontos turísticos de Goiás é uma forma de mostrar a importância do Turismo para nosso Estado, despertando, futuramente, nesses alunos, o empreendedorismo ou a gestão pública na área do Turismo como escolha de profissão”, argumenta.

Related posts
Notícias

Vanderlan avança, Iris cai e Marconi fica estável

Notícias

Plataforma gratuita vai ajudar municípios a localizar crianças fora da escola

Notícias

Prefeitura de Piranhas divulga resultado de Processo Seletivo

Notícias

TRT-GO dispensa funcionários, estagiários e ameaça fechar as portas

Cadastre-se em nossa Newsletter
e mantenha-se informado