Notícias

Secima inicia Operação Araguaia para combater crimes ambientais

(Foto: Reprodução)

A Secretaria das Cidades, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos (Secima) inicia a Operação Araguaia 2016. As equipes de fiscalização da Secima sairam às 8h desta terça-feira (5/07), direto para a Região do Vale do Araguaia, onde, juntamente com equipes do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, vão desenvolver trabalho de orientação e de repressão contra crimes ambientais.

Mais do que a proteção da fauna aquática e terrestre, que consiste em coibir a caça, pesca, transporte e comércio ilegal de animais e do uso de equipamentos predatórios, as equipes também terão um enfoque especial no combate ao desmatamento e à extração ilegal de areia.

A operação vai até o final da Temporada Araguaia, no dia 15 de agosto. Além dos postos de fiscalização, fiscais ambientais e equipes de apoio estarão em pontos estratégicos, acompanhados por policiais do Batalhão Ambiental. Apesar do efetivo nos cinco postos de fiscalização da região durante todo o ano, a Operação Araguaia tem por objetivo intensificar a presença dos órgãos ambientais durante as férias de julho de 2016 na mesorregião do Vale do Araguaia, Lago Serra da Mesa, Serra do Facão e outros rios de Goiás.

Blitzen
Serão realizadas blitzen terrestres e aquáticas. Equipes estarão nos postos durante toda a temporada para fiscalizar e autuar a captura, o armazenamento, o transporte e o comércio irregular e predatório principalmente após a renovação da Lei da Cota Zero para transporte de peixes.

Todavia, o objetivo maior é sempre o de sensibilizar os turistas, moradores locais e ribeirinhos quanto à importância de evitar a degradação dos rios, flora e fauna, principalmente nesse período do ano em que milhares de pessoas vão para a região desfrutar das praias e da beleza local.

Denúncias
Existem várias denúncias cadastradas no Sistema de Ouvidoria e trabalhos de inteligência realizados, constatando que nos feriados prolongados os turistas infratores envolvidos com a pesca predatória e caça de animais silvestres intensificam essas atividades nessa região.

Paralelamente à Operação Araguaia, ações de combate ao desmatamento ilegal vão ocorrer também em outras regiões goianas.

Related posts
Notícias

Vanderlan avança, Iris cai e Marconi fica estável

Notícias

Plataforma gratuita vai ajudar municípios a localizar crianças fora da escola

Notícias

Prefeitura de Piranhas divulga resultado de Processo Seletivo

Notícias

TRT-GO dispensa funcionários, estagiários e ameaça fechar as portas

Cadastre-se em nossa Newsletter
e mantenha-se informado