Notícias

UFG cria jogo na web para incentivar combate ao mosquito Aedes aegypti

1771_29022016082808-5207374 Em game, agente de saúde deve percorrer cidade destruindo focos do mosquito (Foto: Reprodução/UFG)

Um jogo de computador pretende ajudar na conscientização de estudantes no combate ao mosquito Aedes aegypti. O game “Agente Aedes” foi criado por um projeto da Universidade Federal de Goiás (UFG)  e pode ser jogado em um site da instituição. De acordo com os desenvolvedores, objetivo do projeto é provocar um debate entre alunos e professores sobre as ferramentas aprendidas no game.

O “Agente Aedes” foi desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (Labtime) da UFG. O jogo é inspirado em clássicos como Pac Man, porém, o protagonista do jogo é um agente de combate a endemias que precisa eliminar os focos de proliferação do mosquito afim de evitar uma epidemia.

Em uma espécie de labirinto, o jogador deve fugir dos vírus transmitidos pelo mosquito, que são o da dengue, zika e chikungunya.

O lugar em que o labirinto do jogo foi construído é o cenário de uma cidade. O jogador deve percorrer as ruas e eliminar garrafas, latas, jarros de planta, pneu velho e limpar piscinas e caixa d’água. O jogo ainda conta com obstáculos como conseguir acesso em áreas privadas.

Quanto mais objetivos forem atingidos, menor será o número de focos do mosquito e, consequentemente, as epidemias das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti serão evitadas.

O jogador, representado pelo agente de saúde, tem aliados no combate ao mosquito. Ele pode usar repelente no corpo para não ser picado pelo mosquito, utilizar o carro fumacê, juntar o lixo, matar os mosquitos com raquete de choque e até soltar  mosquitos transgênicos, insetos geneticamente modificados que ajudam no combate ao crescimento do número de Aedes aegypti selvagens, transmissores dos vírus.

Se toda a população do cenário for picada pelo mosquito e contaminada com os vírus, o jogador perde a partida.

Dengue
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Sáude, foram notificados em Goiás, até o último dia 20, 32.647 casos de dengue. Destes, 3.298 foram confirmados. O número representa um aumento de 9,78% em relação ao mesmo período do ano passado.

Goiânia aparece em primeiro lugar no ranking de casos no estado, com 9.781. Em seguida aparecem Anápolis, com 3.477 notificações e Aparecida de Goiânia, com 2.775 casos. Entre as dez cidades com maior número de casos da doença, cinco são do Entorno do Distrito Federal, juntas  somam mais de 4 mil casos notificados de dengue.

Além da dengue, em Goiás há a preocupação com casos de zika e chicungunya, também transmitidas pelo Aedes aegypti. No estado foram confirmados 11 casos de pessoas infectadas com o vírus da zika até o último dia 13.

Related posts
Notícias

Vanderlan avança, Iris cai e Marconi fica estável

Notícias

Plataforma gratuita vai ajudar municípios a localizar crianças fora da escola

Notícias

Prefeitura de Piranhas divulga resultado de Processo Seletivo

Notícias

TRT-GO dispensa funcionários, estagiários e ameaça fechar as portas

Cadastre-se em nossa Newsletter
e mantenha-se informado