Cidades

Em Piranhas, rádio e escola se unem e começam a coletar assinaturas para apoio a medidas de combate à corrupção e à impunidade

Jotta Oliveira – em Piranhas

1777_29022016110419-4614996 (Foto: Divulgação)

A Rádio Satélite FM e a Escola Mari Esmeria se juntaram ao Ministério Público Federal (MPF) e começaram a colher assinaturas de cidadãos que apoiam dez medidas para aprimorar a prevenção e o combate à corrupção e à impunidade. A campanha lançada pelo MPF contém propostas de alterações legislativas que buscam evitar o desvio de recursos públicos e garantir mais transparência, celeridade e eficiência ao trabalho do Ministério Público brasileiro com reflexo no Poder Judiciário.

Em Piranhas, o anuncio da campanha foi feito pela diretora da Escola Maria Esmeria, Maria Glória de Faria Nunes. Ela utilizou o espaço do programa Planeta Terra, que é apresentado por ela na Rádio Satélite FM, para falar do assunto.

“Esta iniciativa da escola e da Rádio Satélite FM tem como objetivo coletar o máximo de assinaturas possíveis e enviá-las ao Ministério Público Federal. A meta é 1,5 milhão em todo o Brasil e depois o projeto de lei de iniciativa popular será apresentado ao Congresso Nacional. O cidadão piranhense pode procurar a Escola Maria Esmeria ou a rádio para assinar a ficha de apoiamento. Pode até parecer um ato simples, mas com união podemos transformar todas estas medias em lei e combater com novas armas a corrupção”, explica a professora Maria Glória. As medidas buscam, entre outros resultados, agilizar a tramitação das ações de improbidade administrativa e das ações criminais; instituir o teste de integridade para agentes públicos; criminalizar o enriquecimento ilícito; aumentar as penas para corrupção de altos valores; responsabilizar partidos políticos e criminalizar a prática do caixa 2; revisar o sistema recursal e as hipóteses de cabimento de habeas corpus; alterar o sistema de prescrição; instituir outras ferramentas para recuperação do dinheiro desviado.

Elaboração das medidas – A partir da experiência de sua atuação e tendo em vista trabalhos recentes como a Operação Lava Jato, o Ministério Público Federal apresentou, no dia 20 de março, dez medidas para aprimorar a prevenção e o combate à corrupção e à impunidade. As propostas começaram a ser desenvolvidas pela Força-Tarefa Lava Jato em outubro de 2014 e foram analisadas pela Procuradoria-Geral da República em comissões de trabalho criadas em 21 de janeiro deste ano.

A campanha realizada em Piranhas vai até o dia 15 de março. A Escola Maria Esmeria fica na Avenida Londrina, nº 570, no Setor Aeroporto. Já a Rádio Satélite FM está localizada na Rua Previsto Moraes dos Santos, nº 404, Centro. Mais informações podem ser obtidas nos telefones: (64) 3665-2058 ou (64) 3665-1251.

Related posts
Cidades

Inauguração da Praça do Giradouro marca uma nova era para Piranhas

Cidades

Delmiro realiza promessa de campanha ao inaugurar asfalto no Setor Caminho das Águas

Cidades

Leilão de veículos e outros bens móveis da Prefeitura de Piranhas rende R$ 75 mil

Cidades

Prefeitura de Piranhas lança campanha para arrecadar agasalhos e cobertores para famílias carentes; veja onde doar

Cadastre-se em nossa Newsletter
e mantenha-se informado